1.3.09

Sites de Reviews, Reviewed

As críticas a jogos são importantes para muitos consumidores na escolha de um videojogo. Hoje em dia temos demasiados jogos para o tempo disponível para jogar; entre escola, faculdade, ou trabalho, conforme o caso, jogar um certo jogo torna-se uma actividade que implica escolha criteriosa, para que possamos acompanhar o que de melhor se faz na indústria, de forma ampla.

Neste artigo, procuro esclarecer de uma forma lógica os sites mais fiáveis para uma consulta, aquando da compra de um jogo.


Para isso consultei o Metacritic, escolhendo para esta análise as notas médias dos 30 jogos mais cotados desta geração (Wii, Xbox 360 e PS3). Para cada jogo, quando aplicável, registou-se a pontuação correspondente de um de 6 sites conceituados, fazendo-se no fim a média dos erros em relação à média da Metacritic de cada jogo, para cada site.

Para este estudo escolhi o Gamespot, IGN, 1UP e Gametrailers, do lado americano; o Eurogamer (inglês) e a Edge, do lado europeu. Para quem não sabe, a Metacritic condensa as notas de vários sites e revistas da especialidade em questão, fazendo a média ponderada dessas mesmas notas. Em termos de sistemas de pontuação, o IGN e o GameTrailers usam uma escala de 0-100, com intervalos de 1% entre as notas; o Gamespot e o 1UP usam uma escala de 0-100, com intervalos de 5% entre cada nota; e o Eurogamer e a Edge usam uma escala de 0-10, com intervalos de 1 ponto entre cada nota. Estas notas encontram-se todas convertidas para o correspondente percentual na escala de 0-100.

Com todos os cálculo efectuados, a seguinte tabela foi obtida (recomenda-se um clique sobre a mesma para melhor visualização):


Acrescentei uma medida de algum interesse, os "spot-ons". Tratam-se das notas de cada site que tenham acertado em cheio na média do Metacritic, e encontram-se assinaladas a verde. Para todos os jogos em que não existe crítica num determinado site, está assinalada a pontuação a negrito (igual à média), mas esta não está ponderada na média dos erros.
Os resultados obtidos originaram a seguinte classificação, no que toca a erros médios (ordenado do melhor/menor erro, para o pior/maior erro):

  1. Gametrailers
  2. IGN
  3. Gamespot
  4. 1UP
  5. Eurogamer UK
  6. Edge Magazine
Em termos de "spot-ons", a seguinte classificação foi obtida:
  1. IGN
  2. Gametrailers
  3. Eurogamer
  4. Gamespot
  5. 1UP
  6. Edge Magazine
Desta avaliação, destacam-se claramente dois sites: Gametrailers e IGN. O erro do IGN é ligeiramente maior do que o do Gametrailers (1.83 vs 1.72), mas é preciso ter em conta que o IGN tem reviews dos 30 jogos analisados, enquanto que o Gametrailers tem "apenas" 25 (em 30 possíveis) reviews. O IGN tem por norma fazer reviews de todos os jogos que são lançado, quer em retail, quer em download, enquanto que o Gametrailers usualmente só faz reviews de jogos de retail. Tendo todos estes pontos em conta, a minha recomendação inclina-se para o IGN.

2 comentários:

  1. Agora que o mercado de jogos por download é mais relevante, o GT também faz bastantes análises a esses jogos. Consigo lembrar-me agora do mais recente Flower, prá PSN, do Castle Crashers, pra XBLA, Super SF II Turbo HD Remix... São mais selectivos nas reviews, não pegam em tudo. Eles falaram sobre isso uma vez no podcast deles, o Invisible Walls. Aconselho a ver também. Eu pessoalmente prefiro as reviews deles. ;)

    ResponderEliminar
  2. Vou dar uma vista de olhos ao Invisible Walls. :) Costumo ver o Bonus Round, mas nas últimas semanas têm-se focado só no RE5 e perdi um bocado o interesse. De qualquer maneira, o Gametrailers também é dos meus preferidos, aliás, a recomendação do IGN é um bocado mais pelo lado racional, do que propriamente pelo lado passional! :D Outra vantagem que o Gametrailers tem é a de possuir um canal único de reviews (assim como o Gamespot), ao contrário do IGN, onde por vezes parece haver alguma disputa entre os editores dos canais das diferentes marcas (especialmente visível nas notas de exclusivos).

    ResponderEliminar